domingo, 28 de Abril de 2024  19:23
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
03-09-2012

Gafanha da Nazaré: GNR bate porta-a-porta para "educar" cidadãos a prevenir o furto por esticão.


O Comando Territorial (CT) da Guarda Nacional Republicana (GNR), na Gafanha da Nazaré, realiza esta tarde uma acção de prevenção, ...

O Comando Territorial (CT) da Guarda Nacional Republicana (GNR), na Gafanha da Nazaré, realiza esta tarde uma acção de prevenção, junto da comunidade local, "porta-a-porta", envolvendo dezenas de agentes, que "vão instruir" a comunidade local contra o crime, em particular o furto por esticão na via pública.

Os registos deste tipo de crime apontam para um "aumento significativo" deste tipo de ocorrência, a nível nacional e, simultaneamente, a nível local, "na casa dos 20 por cento" em termos comparativos com o período homologo do ano passado.

André Serra, Comandante Territorial, esta tarde, em declarações à Terra Nova, falou da importância da realização deste "trabalho de proximidade com a população", na Gafanha da Nazaré. "É uma acção de prevenção no sentido de prevenir este tipo de crime, as pessoas não podem ser um alvo tão fácil dos indivíduos que praticam este crime, bateremos porta-a-porta, alertando as pessoas para a situação que está em crescendo", referiu André Serra.

O crime de roubo por esticão "tem vindo a aumentar, gerando algum alarme social". "O roubo por esticão tem sido mais frequente, é praticado, em regra, por indivíduos jovens, entre os 20 e os 30 anos, toxicodependentes, que para sustentar a sua dependência praticam este tipo de crime porque o ouro transforma-se actualmente em muito dinheiro fácil".

Os cidadãos deverão assumir uma atitude preventiva. "Existe muito facilitismo, as pessoas não tem cuidados em casa ou na rua, a sociedade mudou e as pessoas tem de ter hábitos de segurança em permanência", sublinhando que os cidadãos "não devem ostentar na via pública ouro e outros valores".

André Serra, Comandante Territorial da GNR, referencia alguns conselhos, visando a prevenção do crime de furto por esticão. "Evitar o uso de objectos valiosos na via pública, as pessoas devem sempre caminhar no sentido contrário do trânsito, transportando a mala ou o saco no ombro no lado interior do passeio, não devem transportar muito dinheiro, manter a distância em relação a viaturas suspeitas e manter a calma, avisando a policia".

A GNR está "empenhada" na prevenção do crime, hoje, em contacto directo com a população para prevenir o crime de furto, em particular o furto por esticão.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®